Você sabe como lavar cabelos oleosos corretamente?

Eu sei que essa pergunta parece meio óbvia e um pouco inútil. Posso até confessar que se me perguntassem isso à alguns meses atrás, eu iria dar uma boa gargalhada e responder um belo SIM. Até porque, já nascemos sabendo usar shampoo e condicionador, não é mesmo? Aparentemente, não tem segredo nenhum.

Engano profundo de quem pensa assim. Desde que comecei a cuidar dos meus cabelos sozinha, sofro muito com um mix de texturas que me tira do sério: a bendita oleosidade na raiz e o terrível ressecamento das pontas. Um estado dos fios que é quase impossível de se tratar, levando em consideração que um é o oposto do outro.

lavar-cabelos-com-shampoo-como+oleosos+corretamente+blog+bh+ibirité

Já estava apavorada e desistindo da vida em relação à esse assunto, quando minha amiga Lívia, do blog Na veia da Nega chegou pra me salvar e me deu algumas dicas sobre a lavagem correta dos fios. No começo achei que fosse mais um desses truques inúteis e que não faria diferença alguma, mas mesmo assim resolvi testar. Hoje, 2 meses depois de começar a fazer pequenas mudanças na hora da lavagem, posso dizer que vale muito a pena. Vou listar aqui as dicas que pratico hoje em dia e que me ajudam muito em como lavar cabelos oleosos corretamente.

 

lavar-cabelos-com-shampoo-como+oleosos+corretamente+blog+bh+ibirité+DICA+1

A primeira dica – a mais diferente de todas – é diluir o shampoo na água. Não seu vidro inteiro, obviamente, mas a quantidade que irá usar na lavagem. Falando assim parece complicado, mas juro que não tem nada mais fácil. No meu box, sempre deixo aquela cumbuquinha de plástico (usada para misturar produtos, sabem?) e é ela que utilizo para diluir. Coloco nela um pouco de água do chuveiro e depois a quantidade que irei usar de shampoo. Misturo tudo até o shampoo diluir e logo em seguida, aplico no cabelo. Esse processo faz com que shampoo se espalhe uniformemente no couro cabeludo, evitando a concentração de resíduos que fazem a raiz ficar oleosa antes do tempo. Além disso, duplica a quantidade de espuma, limpando profundamente os fios já na primeira lavagem.

 

lavar-cabelos-com-shampoo-como+oleosos+corretamente+blog+bh+ibirité+DICA+2

A segunda dica – ainda relacionada ao shampoo – é concentrar a aplicação na raiz, e apenas deixar o que sobrar escorrer para as pontas. Lívia me explicou que o shampoo tende a tirar toda a oleosidade dos fio – inclusive a oleosidade natural, portanto, se concentrarmos a aplicação nas pontas ressecadas, elas ficarão ainda mais secas. Confesso pra vocês que antigamente, eu pegava o shampoo e aplicada diretamente nas pontas, e como se não bastasse, esfregava como se fosse uma peça de jeans. Hoje vejo o quanto isso acabava com meu cabelo e me arrependo amargamente. Então, não se esqueçam: Pontas ressecadas não precisam da atenção do shampoo, usem apenas a espuma da raiz para limpar a sujeira superficial das pontas.

 

lavar-cabelos-com-shampoo-como+oleosos+corretamente+blog+bh+ibirité+DICA+3

 

A terceira dica é meio óbvia, pois é o oposto da segunda. Quando for hidratar o cabelo, jamais aplique condicionador ou máscara na raiz. Pelo mesmo motivo da dica anterior; se o shampoo tira a oleosidade, as máscaras e condicionadores a repõe. E se sua raiz já tende a ser mais oleosa do que o comprimento e pontas, por que motivo queremos intensificar isso, não é mesmo? A dica é sempre começar esse tipo de aplicação na altura das orelhas e ir descendo para a extremidade dos fios. Não tem segredo e a diferença é hiper notável já na primeira lavagem.

 

 

DICAS BÔNUS:
1 – Apesar de amar uma água pelando, sei que é suicídio para os fios a lavagem nessa temperatura,
portanto, prefira água fria ou morna para não se arrepender depois.
2 – Depois de aplicar a máscara, desembarace os fios para que a hidratação/nutrição
seja uniforme e deixe o produto agir o tempo necessário depois disso.
Certeza que vai sentir a diferença.

São dicas simples que aprendi e que fizeram a diferença na minha vida, por isso quis repassar à vocês. Claro que existem outros milhares de métodos para se lavar um cabelo, mas esse é o que tem dado certo pra mim. 🙂

Se você tem cabelos oleosos, me conte se já praticava algumas dessas dicas ou se começará a partir de agora.
Espero que tenham gostado do post. Mil beijos!

4 comentários sobre “Você sabe como lavar cabelos oleosos corretamente?

  1. Isso de passar shampoo nas pontas é super verdade, deixa bastante ressecado e o oposto também é válido, condicionador na raíz só presta pra deixar o cabelo oleoso.

    Achei ótimas as dicas, são coisas bastante relacionadas com o modo de como lavamos, do que exatamente com a marca ou usar o produto x ou y.

    Beijos

    Poesia em Transe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *