Tipos de cabelo: qual é o seu?

Falar de tipo de cabelo é abrir um leque enorme de variedades e texturas, isso sem falar nas subcategorias dentro de cada tipo, né? É de extrema importância saber qual o seu tipo de cabelo. Quando sabemos com que tipo de cabelo estamos lidando, fica mais fácil entender o que ele precisa e o que não é tão bom para os fios.
A marca de tratamento capilar Kérastase, por exemplo, tem diversas linhas para os diferentes tipos de cabelos. A Kérastase Discipline Curl Idéal foi feita especialmente feita para restaurar e definir os cachos de cabelos indisciplinados. A Kérastase Nutritive é indicada para fios normais e extremamente secos, deixando-os mais macios e brilhantes. Podemos encontrar essas e outras linhas completas no site da Empório Charme.

Para escolher corretamente os produtos certos, você precisa saber, dentre as quatro categorias existentes, em qual delas o seu cabelo se encaixa:

O tipo um é o cabelo que não tem nenhum tipo de curva ou ondulação, ele é liso. O que muda nesse tipo de cabelo é a espessura do fio.
O tipo dois é o cabelo que está entre o liso o cacheado, ou seja, ele não é nem um nem outro, está no meio dos dois apresentando ondulações, sejam pouco ou muito acentuadas.
O terceiro tipo são cabelos cacheados e normalmente mais secos.
O quarto e último tipo são os cabelos crespos; esse tipo pode ser considerado o mais frágil de todos por ser mais seco e estar mais propenso à quebra.

Depois de identificado seu tipo, você precisa saber qual subcategoria ele se está mais aproximado.
Cada tipo se subdivide em três subtipos, dessa maneira:

Tipo 1 (Liso)
A – Fio liso e fino. Tem tendência a ser um pouco oleoso e é pouquíssimo encorpado. É o tipo de cabelo que não segura nada, tudo o que põe nele (grampos, pregadeiras, elásticos de cabelo) escorrega com facilidade.
B – Fio liso de espessura média.  Esse tipo tem os cabelos mais encorpados e volumosos. Também são oleosos e brilhantes, mas já tem um pouco mais de firmeza quando se usa um acessório.
C –Fio liso e grosso. Bastante densos e pesados, são os mais volumosos da categoria e são muito oleosos também.

 

Tipo 2 (Ondulados)
A – Fio quase liso. Possui curvas bem suaves e tímidas. Normalmente são cabelos que não tem muito volume, mas não é uma regra.
B – Ondas mais demarcadas e soltas. Suas curvas têm formato de “S” e por isso o cabelo tem mais tendência a ter mais frizz e volume.
C – As ondas são mais intensas e começam a se aproximar mais dos cachos.

 

Tipo 3 (Cacheados)
A – Cachos soltos. Esse cabelo parece ter sido modelado de tão regular que são seus anéis. Os cachos são abertos e brilhosos.
B – Cachos mais apertados.  O cabelo tende a ser mais seco nas pontas, mais definido e merece um pouco mais de atenção na hora do desembaraço.
C – Cachos super apertados. Aqui os fios são mais secos ainda e a hidratação é muito importante. O cabelo embola com mais facilidade e por isso merece bastante atenção aos cuidados.

 

Tipo 4 (Crespos)
A – Os cachos são muito estreitos e finos. O formato é bem parecido com o de uma mola e até molhado ele apresenta cachos (os tipo 3 parecem ondulados quando estão molhados).
B – Os fios são menos definidos que o no 4A e tendem a formar zig zags. É um cabelo bem seco e os fios podem se partir com bastante facilidade.
C – O padrão de zig zag desse tipo é tão pequeno e apertado que quando o cabelo está seco é quase imperceptível. Normalmente o cabelo é bastante fino.

O meu cabelo por exemplo se encaixa no Tipo 2, subcategoria B. É bem fácil se identificar! ♥

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de cabelo, vai ficar muito mais fácil acertar na hora de escolher os produtos certos para o tratamento dos fios.

Espero que o post tenha sido útil!
Super beijos!

Um comentário sobre “Tipos de cabelo: qual é o seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *