Como limpar o ar-condicionado Split da forma correta?

A limpeza e higienização garantem o bom desempenho do aparelho e a saúde da família

Com a chegada do calor, não tem nada melhor do que ficar em um lugar com um bom ar-condicionado. O eletrodoméstico é o único que consegue aplacar as altas temperaturas do verão levando conforto aos usuários.

Um aparelho importante merece cuidados especiais para não te deixar na mão nos dias e noites mais quentes. Atualmente, o ar-condicionado Split é o modelo mais moderno e procurado no mercado, e é sobre ele que vamos dar dicas de como fazer a limpeza do equipamento e higienizar os filtros.

A limpeza é importante para garantir o bom funcionamento do aparelho e consequentemente evita futuros gastos com manutenção. Os filtros livres de impurezas deixam o ar mais limpo, sem espalhar organismos nocivos como o ácaro, um dos maiores causadores de alergia. É prudente fazer a higienização do ar-condicionado uma vez por mês. Com o aparelho sem sujeira e funcionando corretamente, até o consumo de energia pode ser reduzido, economizando no orçamento e ajudando o meio ambiente.

Saiba como limpar o ar-condicionado

O modelo Split é dividido em duas partes: interna e externa. A segunda contém alguns itens complexos, como a condensadora. Para uma limpeza mais detalhada, é aconselhável a presença de um técnico. Mas você pode fazer verificações mais superficiais, porém úteis, como veremos a seguir:

Limpeza parte interna

  • Painel Frontal

Lembrando que antes de começar a limpeza, o ar-condicionado deverá estar desconectado da tomada de energia e permanecer assim até o término do serviço. O painel frontal pode ser limpo com um pano umedecido em água, sem adição de qualquer produto de limpeza. Você também pode retira-lo com cuidado e lavar em água corrente. Se esta for sua opção, leia o manual de instruções para realizar o procedimento.

  • Filtros

Assim que você abrir o painel frontal terá acesso aos filtros de nylon que tomam boa parte do espaço na parte da frente. Observe que eles possuem um puxador para serem levantados levemente e desencaixados do eletrodoméstico. Agora você tem acesso ao cooler, que pode ser limpo utilizando um aspirador de pó. Alguns modelos trabalham como outros dois tipos de filtro, além do feito de nylon. São eles: Filtro de Carvão Ativado e Filtro HEPA. Confira como fazer a limpeza de cada um deles:

Filtro de Nylon: Água fria ou morna (não pode ultrapassar os 40° C). Pode usar um sabão neutro. Após a lavagem deixe secar a sombra.

Filtro de Carvão Ativado: Localizado na parte esquerda do aparelho. Limpe a peça somente com aspirador de pó. Efetue a troca a cada quatro ou cinco meses.

Filtro HEPA: Fica na parte direita do painel. Também só pode ser limpo com aspirador de pó. Assim como o Carvão Ativado, precisa ser trocado com quatro ou cinco meses de uso.

Limpeza parte externa:

Aqui não se pode fazer uma limpeza mais aprofundada, mas podemos realizar exames periódicos para detectar possíveis vazamentos na tubulação e obstrução nas serpentinas e entrada e saída de ar. Em caso de problemas, chame um técnico para realizar o reparo. De qualquer forma, é prudente chamar o profissional para fazer a limpeza por dentro da parte externa, pelo menos uma vez ao ano.

Se você identificar algum sinal de ferrugem na parte externa devido à ação do tempo, desligue o ar-condicionado Split da tomada e use uma tinta esmalte sintética para evitar que o problema se espalhe. Passar uma lixa de ferro bem de leve na superfície antes de aplicar a tinta melhora o acabamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *